terça-feira, 10 de agosto de 2010


REGULAMENTO DESPORTIVO - Troféu DooR

Artº1º - Calendário
1.1. O Troféu DOOR é composto por duas (2) etapas.
1.2. Uma decorrerá na região do Minho e a outra na zona da Beira-Litoral.
Artº2º - Participação
2.1. A participação é aberta a Equipas constituídas por dois elementos, em viatura 4x4, jipes, moto4, side-by-side.
2.2. É permitida a participação de equipas que se apresentem em duas moto4 / quad monolugar por equipa.
Artº3º - Inscrições e Programa
3.1. A inscrição para cada etapa terá um valor de 70 euros por equipa composta por 1 viatura e dois concorrentes, a inscrição numa etapa não obriga à participação na outra.
3.2. Terão prioridade de inscrição as equipas que já tenham participado em edições anteriores do Troféu, desde que formalizem a sua inscrição até oito dias antes do prazo limite estabelecido por cada organizador.
Artº4º - Classificações e Prémios
4.1. Para a atribuição do título de Equipa vencedora do DOOR -2010 serão consideradas as duas (2) classificações da equipa no troféu.
4.2. Os prémios de cada prova são da responsabilidade da organização da mesma.
4.3. Poderá haver prémios monetários, que serão definidos pela organização.
4.4. As classificações oficiosas são afixadas obrigatoriamente no prazo máximo de 150 minutos após ter terminado o período de recepção das fotos e GPS’s das equipas, sendo consideradas oficiais uma hora depois.
4.5. A classificação final é obtida pelo somatório dos pontos obtidos, em caso de empate, este é desfeito, a favor da equipa que tiver conseguido maior número de fotos. Se ainda persistir o empate, o desempate será feito pelo numero de estratégias completas, se mesmo assim continuar o empate, o desempate será feito pela maior semelhança das fotos dos waypoint’s em relação ao road-book da ultima etapa, começando pelos waypoint’s com os números inferiores, até ser encontrada a primeira foto que desempate, o critério mantém-se para todos os lugares onde haja empates.
4.6. A classificação pontual referida no ponto anterior é feita na tabela seguinte:

1º - 30 pontos 2º - 26 3º - 24 4º - 22 5º - 20
6º - 18 7º - 16 8º - 14 9º - 12 10º - 10
11º - 7 12º - 6 13º - 5 14º - 4 15º - 3

4.7. A todas as equipas classificadas para além do décimo quinto lugar, serão atribuídos dois pontos.
4.8. A todas as equipas que efectuem a partida real para qualquer das etapas, será sempre atribuído no mínimo um ponto – de presença.
4.9. Os prémios do troféu serão entregues no segundo evento que compõe o troféu.
4.10. Os prémios são entregues pessoalmente às equipas que se apresentem nas cerimónias promovidas para o efeito. Os premiados não presentes não perdem o direito aos prémios, e também não haverá qualquer alteração, quer na classificação, quer nos prémios destinados aos restantes contemplados.
Artº5º - Estrutura Funcional
5.1. O Director é o responsável pelo evento no seu todo, assim como por tomar a seu cargo possíveis desclassificações, elaboração da classificação, verificar e aplicar penalizações
Artº6º - Percurso Especial de Navegação (PEN)
6.1. A PEN é absolutamente secreta por princípio, cumprindo-se o máximo objectivo de que tal permite uma inequívoca igualdade de oportunidades para todos os concorrentes, na medida em que tomam conhecimento da carta militar e do road-book fotográfico no momento da abertura do secretariado do evento.
6.2. A PEN é realizada em zonas de fraca densidade populacional, evitando se possível as estradas de asfalto, podendo verificar-se a interdição de zonas ou percursos.
6.3. A duração máxima da PEN é de 7.30 horas, podendo incluir 30 minutos para uma neutralização.
6.4. O horário para todas as equipas é igual (hora GPS).
6.5. O local de partida será sempre identificado por intermédio de coordenadas GPS.
6.6. O horário de partida e chegada será garantido por um ou vários GPS´S da organização, localizados obrigatoriamente no alinhamento dos pinos de partida e da chegada, na posse do Director ou de quem as suas vezes fizer, e visíveis para quem o desejar.
6.7. A partida real corresponderá sempre um sinal inequívoco, da responsabilidade obrigatória do portador do GPS, localizado na partida.
6.8. A partida de cada equipa será de minuto a minuto, por ordem de Nº da porta, atempadamente comunicada pela organização a todos os concorrentes.
6.9. A hora de partida, chegada e de waypoint’s de controlo horário constarão nas cartas de controlo entregues à equipa, para que não haja duvidas dos horários, estas serão entregues na partida da equipa, a responsabilidade do conteúdo é da inteira responsabilidade do Director.
6.10. Será sempre permitida a partida a qualquer equipa, até um limite máximo de 30 minutos após a sua hora ideal de partida, sem qualquer compensação e igualmente sem qualquer tipo de penalização.
6.11. A chegada ocorrerá sempre em local devidamente sinalizado.
6.12. O horário de chegada, e o seu rigor, será garantido por um ou vários GPS´S da organização, localizados obrigatoriamente na chegada, na posse do Director ou de quem as suas vezes fizer, e visíveis para quem o desejar.
6.13. O encerramento do Controlo Horário de Chegada corresponderá sempre um sinal inequívoco, da responsabilidade obrigatória do portador do GPS, localizado na chegada.
6.14. Ao incumprimento horário do final da PEN, corresponderá sempre uma penalização pontual, até aos 30 minutos de atraso e à desclassificação da equipa na prova, quando a infracção for superior a 30 minutos. A penalização pontual será comunicada no regulamento desportivo, tendo os participantes conhecimento dela antes do início da etapa.
6.15. A PEN terá no mínimo quarenta e cinco waypoint’s, controlados com foto, com comissário ou por recolha de objectos.
6.16. Sempre que os waypoint’s sejam controlados por foto, esta terá que respeitar inequivocamente o previsto na foto fornecida pela organização, nomeadamente em termos de localização, sentido da viatura e posição do elemento da equipa, sob pena de não poder ser considerada.
6.17. A PEN é efectuada em cartas de escala 1:25.000.
6.18. Para efeito de instalação do equipamento electrónico de controlo (caso exista), é exigência única a disponibilidade de uma “ficha de isqueiro” em cada viatura, em condições plenas de funcionamento – da responsabilidade exclusiva dos participantes.
6.19. Caso se verifique o não funcionamento do equipamento electrónico de controlo, ou este não exista, o director poderá exigir que as equipas entreguem um GPS que contenha todo o track da prova realizada, de forma a controlar eventuais infracções.
6.20. As penalizações a aplicar pelas infracções detectadas serão divulgadas pela organização no briefing que antecede a partida, ou devidamente esclarecidas no regulamento desportivo entregue antes da mesma.
6.21. As zonas de interdição de circulação e ou arruamentos interditos serão definidas em regulamento.
6.22. Serão admitidas infracções por violação das zonas de interdição de circulação e ou arruamentos interditos, as penalizações constarão no regulamento desportivo.
6.23. Os equipamentos de controlo serão entregues às equipas em conjunto com todo o material de preparação da PEN, e serão devolvidos obrigatoriamente pelos participantes à organização no CHC, conjuntamente com a carta de controlo.
Artº7º - Jurisdição
7.1. Todas as equipas e concorrentes, ao inscreverem-se no troféu ou para qualquer das suas etapas, aderem, sem restrições, ao presente Regulamento e ao Regulamento específico de cada evento.
7.2. À organização do Troféu não poderá ser imputada qualquer responsabilidade no que respeita a acidentes ou coimas e suas consequências, quer tenham sido causados pelos participantes, quer tenham sido estes as vítimas, quer provenham ou não do veículo.
7.3. À organização do Troféu não poderá ser imputada qualquer responsabilidade quanto às consequências de infracção às leis, regulamentos e códigos em vigor no país, as quais serão suportadas exclusivamente pelos infractores.
Artº8º - Contestações
8.1. Qualquer participante poderá manifestar discordância sobre decisões que possam eventualmente ter prejudicado a sua equipa, tanto a nível de etapa como a nível de troféu, podendo fazê-lo até 30 minutos após a divulgação da qualificação provisória, findo esse prazo a mesma passará a definitiva.
8.2. Cabe ao Director apreciar a reclamação, averiguar da sua veracidade e aplicar os regulamentos conforme, caso seja necessário, rectificando a classificação
Artº9º - Publicidade
9.1. É reservada para a organização as portas laterais (40x35cm) de cada viatura, sendo obrigatória a colocação da publicidade fornecida pela organização, podendo ser fornecida outra que seja colocada em locais adequados, sem prejudicar a que possa já existir, a sua manutenção no decorrer do evento é da responsabilidade dos participantes.
9.2. No caso das equipas de moto4 / quad a área reservada à publicidade corresponderá à totalidade da área dos dorsais e peitorais dos dois participantes.
9.3. Se existir patrocinadores oficiais do troféu, também serão reservadas áreas, de acordo com cada equipa, para uso destinado à afixação de publicidade dos citados patrocinadores.
9.4. Se por qualquer imprevisto, devidamente justificado, a publicidade referida nos pontos anteriores se danificar, os participantes terão de providenciar, junto da organização do evento, a sua substituição.
9.5. A colocação da publicidade dos patrocinadores do evento que é fornecida pela organização é de carácter obrigatório e a sua localização de acordo com a disponibilidade de espaço para publicidade da viatura, excepção feita à referida no ponto 9.1.
9.6. É proibida a colocação de publicidade que viole a legislação em vigor, ou que a organização entenda ser ofensiva.
Artº10º - Disposições Finais
11.3. Os direitos de imagem, nomeadamente para efeitos de televisão, sites na net, jornais e revistas (recolha, emissão e venda de imagens), das provas do Troféu, são da responsabilidade de quem as publicar e de quem as ceder, sendo a organização responsável por publicitar e promover o troféu e respectivas provas da forma que melhor entender.

Sem comentários:

Enviar um comentário